Com lançamento de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática celebra 10 anos discutindo impacto na educação básica
Unemat comemora a expansão e a consolidação da pós-graduação com aula inaugural com a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, da Unesp
Por Nataniel Zanferrari
11/03/2025

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) celebrou uma década de existência com o lançamento do seu curso de doutorado, realizado durante a 1ª edição do Encontro Regional de Pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática (Erepecim), que discutiu o impacto da pós-graduação na educação básica.

O lançamento oficial do doutorado foi realizado na noite de ontem (10), no Auditório Júlio César Geraldo do Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres, onde o programa desenvolve suas atividades. Na manhã desta terça-feira, ocorreu a aula inaugural com a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro (SP). O evento segue durante a semana com diversas mesas-redondas, apresentações e conferências. O encerramento será na sexta-feira (14) com uma conferência on-line com a professora Ivanise Maria Rizzati, coordenadora da área de Ensino na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A reitora Vera Maquêa destacou que este é um momento especial, em que os programas de pós-graduação se consolidam e avançam no interior do País, para além do Sul e Sudeste. “Este é um tempo muito importante, de reconhecer que o Brasil não são apenas as capitais, que o Brasil acontece, existe e precisa ser visto e considerado no seu interior", lembrou a reitora. “A grande maioria de nós saímos para estudar nas universidades das grandes cidades brasileiras. Nos formamos, em geral, no Sul e no Sudeste. Hoje uma pessoa pode fazer o seu mestrado e o seu doutorado no interior do Brasil”, enfatizou Vera. “Estamos no Brasil profundo e aqui tem doutorado de excelência, e quem está falando não somos nós, são os órgãos federais que são extremamente rigorosos e que disseram: lá em Barra do Bugres tem um grupo de professores que produz ciência e que pode, sim, ter um doutorado. Então, o que está acontecendo aqui hoje é uma coisa extraordinária, e é importante que fique registrado como um dia extraordinário”, concluiu a reitora.

Presente na abertura, o deputado estadual Chico Guarnieri destacou a alegria de se ter um doutorado em Barra do Bugres, uma cidade do interior do Estado. “Estamos prontos para que possamos fortalecer cada vez mais a nossa Unemat. Pode contar com nosso empenho e, tenho certeza, com muitos outros deputados, porque hoje é uma realidade que, há poucos anos atrás, era impossível de termos um doutorado no interior”, disse o parlamentar.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, reforça que esta é uma celebração da excelência e da consolidação da pós-graduação da Unemat no interior do Estado. “Isso mostra a força da Universidade do Estado do Mato Grosso, interiorizando a pós-graduação de alto nível. Comemoramos 10 anos do Programa inaugurando o doutorado, é o papel da Unemat na formação de professores do Estado, que atuarão na educação básica de alto nível”, garante Áurea. “A abertura do doutorado, com 10 anos de Programa, mostra a trilha da consolidação. Agora, a meta é atingir o conceito 5, com a consolidação do doutorado”, disse a pró-reitora.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação, Márcio Urel, explica que o Programa foi pensado para qualificar tanto os professores que atuam nas escolas da educação básica, quanto os professores que atuam no ensino superior. “Hoje estamos felizes pois, em uma década, nós conseguimos um conceito 4 e implantar um curso de doutorado, e isso mostra a importância da Universidade do Estado do Mato Grosso para qualificar nossos profissionais que atuam na educação básica”, disse o coordenador. “Toda a comunidade acadêmica tem levado muito a sério este objetivo e isto tem sido reconhecido pelos nossos avaliadores, a Capes”, conta Urel.

A doutoranda Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada, representou todos os discentes do programa na mesa de abertura e enfatizou o orgulho de fazer parte da Unemat. “Para nós, acadêmicos, é algo maravilhoso ser fruto da Unemat. Eu lutei muito para estar aqui, muito, muito, muito. E acredito que cada um de nós temos uma história, passada pela graduação, pelo mestrado e, agora, o sonho do doutorado. É uma responsabilidade muito grande fazer parte da primeira turma de doutorado da Unemat. Quando falo assim, é um peso. Mas tenho certeza que os 15 doutorandos, meus amigos que estão aqui, vamos representar esta Instituição muito bem, igual representamos o mestrado. Porque o meu mestrado é fruto da Unemat”, assegurou Célia. “Porque nós só queremos estudar. Então, eu consegui, mas vários colegas não conseguiram o afastamento para estar estudando. Esse é o nosso pedido de acadêmicos: que tenhamos esse apoio do poder público. Porque nós só queremos estudar para devolver para nosso aluno e para o município que cada um mora, uma educação de qualidade, que o nosso aluno tenha uma aprendizagem que precise, que mereça. É só isso. Cada professor que está aqui, é isso que nós estamos buscando: conhecimento para chegar nos nossos municípios e devolver, para o município e para o Estado, conhecimento para os nossos alunos”, explicou a doutoranda.

O diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Barra do Bugres, Eduardo Oenning, parabenizou a equipe do PPGECM e lembrou do quanto é fundamental o trabalho do Programa para a sociedade. “Este evento demonstra a importância e o impacto da pesquisa e da pós-graduação para o nosso ensino de base, extremamente fundamental para a formação de uma sociedade através da formação dos nossos alunos”, afirmou o diretor.
A abertura do evento e o lançamento do doutorado contaram com a apresentação musical do Projeto Doce Vida, da Associação Barrálcool, além do lançamento do livro ‘Análise de conteúdo não é só contar palavras: Análise de conteúdo como procedimento de análise interpretativa de dados em pesquisas qualitativas nas áreas de ensino e educação’, publicado pela editora CRV e organizado pelos professores Márcio Urel Rodrigues e Anselmo de Jesus Brito, e que traz artigos produzidos pelo programa.
A mesa de abertura também foi composta pela diretora administrativa em substituição, Fernanda Cruz Ferreira; pelo diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Edmilton Gusken; e pelo vice-coordenador do PPGECM, William Vieira Gonçalves.
AULA INAUGURAL
A Aula Inaugural da 1ª turma de doutorado e da 11ª turma de mestrado do PPGECM foi ministrada pela professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro (SP).

Maria Aparecida Viggiani Bicudo cursou bacharelado e licenciatura em Pedagogia, em nível da graduação, e pós-graduação em Orientação Educacional, ambos na Universidade de São Paulo. Posteriormente, realizou seu doutoramento na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, que, posteriormente, passou a constituir a Unesp. Foi Research Fellow entre os anos de 1974 e 1976 na Faculdade de Educação do Campus de Berkeley da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em 1979 realizou o concurso e obteve o título de Livre Docente em Filosofia da Educação na Unesp. Foi presidente e vice-presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SEPQ) de 1989 a 2007. Ocupou a posição de pró-reitora de Graduação da Unesp de 1993 a 2001. Foi professora convidada da Universidade Lataranense de Roma em 2011. Foi do Comitê de Avaliação em Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2011 a 2014. É bolsista do CNPq em Produtividade em Pesquisa (PQ). Atualmente, aposentada de suas funções de professora, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, orientando alunos de mestrado e doutorado. É coordenadora do Grupo de Fenomenologia em Educação Matemática (FEM) e editora da Revista Pesquisa Qualitativa (RPQ).
Na aula, Maria Aparecida explicou aos pós-graduandos o que é uma tese de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, destacando a importância de trazer uma reflexão sobre os estudos a respeito de ensino de matemática e educação para ciências.

“Normalmente as pessoas acham que ciência é somente para os grandes cientistas, não é para uma criança que com 4 ou 5 anos aprender. Isso não é verdade. Claro que não vou ensinar uma teoria avançada da física ou da matemática para uma criança de 4 ou 5 anos, mas as ideias que estão nestas teorias estão presentes no próprio fazer do nosso cotidiano, do que nós sentimos em relação ao ambiente e, na medida que os professores vão compreendendo essa ciência com a qual eles trabalham, eles podem ir trabalhando com as ideias das crianças e com os modos de as crianças se expressarem e, em termos de formação de professores, isso é muito importante”, disse a palestrante. “E estou falando de crianças pequenas, mas você vai avançando na escolarização e, à medida que vamos trabalhando com outras noções e itens das ciências, as ideias estão ali presentes e tem que ser conversadas com os alunos com quem trabalhamos, e essas ideias não vêm assim explícitas e já compreendidas só porque estudamos um texto e sabemos aplicar aquela teoria, mas elas dependem de uma reflexão, e aí está um ponto importante na formação direta de professores de qualquer nível, inclusive de professores universitários”, assegurou a professora.
A palestrante também reforçou a importância dos programas de pós-graduação estarem distribuídos no interior dos estados, saindo dos grandes centros. “A universidade também se faz trazendo a comunidade para a universidade, e isso vai modificando o modo da comunidade ver a universidade, de se ver e também de ver alguns aspectos que ela mesma produz e, às vezes, ela não dava importância”, indicou Maria Aparecida. “O grupo aqui é muito forte e a Universidade é muito forte e isso vai movimentando essa Universidade e vai levando para frente”, declarou a palestrante.
O PROGRAMA

Com conceito 4 na Capes, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática completa 10 anos de atuação em Barra do Bugres com oferta de mestrado e, a partir de agora, doutorado.
São 20 docentes em três linhas de pesquisa: ‘Ensino, aprendizagem e formação de professores em Ciências e Matemática’, ‘Tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática’ e ‘Diversidade cultural e a práxis pedagógica no contexto do ensino de Ciências e Matemática’.
Já são 154 mestres titulados pelo Programa, além de 51 mestrandos atualmente cursando. Os egressos são de 46 municípios dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.
Durante o lançamento, a reitora Vera Maquêa também reiterou que a internacionalização é um dos indicadores que permitem que os cursos elevem seus conceitos, e que o PPGECM recebe atualmente dois estudantes do Timor Leste.
O Programa também desenvolve atividades com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (Gepeme), Grupo de Pesquisa de Estudos em Bases de Dados, Ensino e Software (eBdes) e com o Laboratório de Metodologia Científica, Neurociência e Ciência da Aprendizagem (LMCNCA), que atua no Observatório de Aprendizagem, Neurocognição e Políticas Públicas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Pedagógica Nacional (UPN) do México; e do projeto de extensão Rede de Estimulação de Aprendizagem, Altas Habilidades ou Superdotação e Talentos de Mato Grosso (MT-Talentos).
DOUTORADOS UNEMAT: EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO
A aprovação destes quatro doutorados ocorreu em 2024, quando a Unemat também aprovou, junto à Capes, o mestrado profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede no câmpus de Alto Araguaia.
Com os novos cursos, a Unemat passa a ofertar 36 cursos de pós-graduação stricto sensu dentro de 27 programas. São 24 mestrados, sendo 11 de mestrado acadêmico, 1 de mestrado profissional e 12 de mestrado profissional em rede; além de 12 doutorados, sendo 8 de doutorado acadêmico institucional, 3 de doutorado acadêmico em rede e 1 de doutorado profissional em rede.
A reitora Vera Maquêa aponta que os novos doutorados ofertados pela Unemat são frutos dos constantes investimentos institucionais na verticalização da pós-graduação. “Tudo isso é conquista do trabalho dos nossos docentes, que lutam a cada dia para o desenvolvimento da pós-graduação, o esforço institucional da Unemat que investiu na qualificação de seu quadro docente e, por fim, o compromisso da gestão em incentivar, apoiar e promover a pós-graduação em Programas que ainda não tinham doutorado implantados”
Os cursos de pós-graduação stricto sensu podem ser acessados clicando aqui.

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