COLAÇÕES 2023/2

Unemat concede grau a 235 formandos em Barra do Bugres, Juara e Tangará da Serra

Durante esta semana passada, a Universidade entregou novos profissionais à sociedade mato-grossense em três dias de cerimônia

Por Nataniel Zanferrari
09/02/2024

(Foto: Nataniel Zanferrari)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou os diplomas a 235 novos profissionais esta semana, em seis cerimônias realizadas nos municípios de Barra do Bugres, Juara e Tangará da Serra.

Em cerimônia realizada em Juara na noite de terça-feira (6), a Unemat entregou 16 novos administradores e 25 novos pedagogos à sociedade do Vale do Arinos.

O Câmpus de Tangará da Serra concedeu grau a 123 de seus estudantes em três cerimônias realizadas na quarta-feira (7): foram 24 administradores, 19 agrônomos, 8 biólogos, 13 contadores, 16 enfermeiras, 27 engenheiros civis, 7 jornalistas e 9 licenciados em Letras.

Já em Barra do Bugres, 71 formandos colaram grau em duas cerimônias realizadas no Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Agroindustrial e Matemática.

“É um momento de festa para nós da Universidade, um momento de entrega de profissionais qualificados, que a Universidade faz para melhorar a vida da sociedade do nosso Mato Grosso e para poder expandir o conhecimento dentro do nosso Estado”, enfatizou o diretor administrativo do câmpus de Barra do Bugres, Rivelino Fúlvio Linhares.

Além do diploma em Ciências Contábeis, Erick Bernardo Barbosa também o prêmio de aluno destaque do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) durante a cerimônia em Tangará da Serra e conta que a Unemat fez toda a diferença em sua vida, por ser pública, já que não não possuía condições de cursar uma faculdade particular. “A Unemat nos proporciona vencer na vida sem ter nada. Ela investe em você, esse é o grande destaque da Unemat”, declarou o contador.

O diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Jairo Luiz Fleck Falcão, lembra que, inclusive, muitos dos formados já saem empregados na área da profissão. “A importância da Unemat em Juara, no Vale do Arinos e em todo o Estado é imensurável. Agora é a missão desses formados se inserirem no mercado de trabalho e também fazerem com que as mudanças e transformações que foram feitas nas vidas deles também ocorram para o resto da sociedade”, comentou Jairo.

Formada em Pedagogia, Erica Lopes da Silva considera o diploma uma de suas melhores conquistas. “Venho de uma família que não tem estudo. Sou uma das primeiras a ser formada na universidade pública aqui no interior de Juara. Tenho muita gratidão de ter a Universidade, que dá oportunidades de você ter um diploma, uma formação”, conta Erica, que também foi estagiária administrativa no Câmpus de Juara. “Como estagiária, tive momentos de muita aprendizagem, foi um momento de aprender um pouco mais, de participar mais dos projetos, da vida do câmpus”, disse a pedagoga.

Agora jornalista, Weles Oliveira da Silva agora busca realizar suas metas no mercado profissional. “Irei procurar algo na área de assessoria empresarial ou assessoria institucional, porque eu amo assessoria, achar uma pós-graduação também e, quem sabe, futuramente ser jornalista de cultura”, afirmou o graduado. “A Unemat sempre me acolheu, todos os professores e todos os alunos que estiveram comigo, foi de uma importância grandiosa estar na Universidade, e um dia espero voltar como professor”, assegurou Weles.

A reitora Vera Maquêa lembra que as colações são momentos muito festivos e que envolvem muita emoção. “É um momento em que todo o trabalho e empenho institucional é coroado por esses profissionais que nós entregamos para a sociedade, preparados para exercer suas respectivas profissões com muita ética e competência”, afirma a reitora. “É um momento que aproveitamos para agradecer a todas as pessoas envolvidas nesse processo, que envolve muito trabalho, dedicação, energia para que possamos formar essas pessoas, ajudando para que cada um consiga se realizar na vida e também ajudar outras pessoas. É uma missão cumprida com essas pessoas que confiaram na nossa competência e qualidade para suas respectivas formações”, assegura Vera.

Além da reitora, as cerimônias também contaram com a participação do vice-reitor Alexandre Porto, e dos pró-reitores de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; de Administração, Miguel Castilho Júnior; e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães.

A colação em Juara contou com a participação do vice-prefeito de Juara, Valdinei Holanda Moraes, e da secretária municipal de Educação de Novo Horizonte do Norte, Lindianes Alves de Andrade, bem como do diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Jairo Luiz Fleck Falcão, e da diretora administrativa, Howenda Nibetad Baganha.

A mesa de autoridades nas cerimônias em Tangará tiveram a presença do vereador Sebastian Ramos, do diretor político-pedagógico e financeiro Ariel Lopes Torres e do diretor administrativo André Ricardo Cajazeiras.

Além dos diretores Eduardo José Oenning Soares e Rivelino Fúlvio Linhares, as cerimônias em Barra do Bugres foram prestigiadas com a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte de Barra do Bugres, Bernadete Fernandes Gregolin; do secretário municipal de Administração de Barra do Bugres, Rudinei da Cruz Linhares; e do vice-prefeito de Nova Olímpia, Rimer de Oliveira.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!