Além dos Muros da Universidade

Museu do Vale do Arinos realiza atividade interdisciplinar com curso de Pedagogia " Pedagogia em Ambientes não Escolares".

Por Paul Clívilan Santos Firmino
23/10/2023

Museu/Unemat (Foto: Acadêmicos do Curso de Pedagogia)

Na última sexta-feira, dia 20 de outubro do corrente ano, foi realizada no Museu Vale do Arinos, que tem como diretor o Professor Mestre Saulo Augusto de Moraes, uma atividade/aula da disciplina “Pedagogia em Ambientes Não Escolares”. A mesma faz parte da grande curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Juara da Universidade do Estado de Mato Grosso. O professor da disciplina, Dr. Paul Clívilan Santos Firmino, ressalta a importância deste tipo de atividade/aula, além dos muros da instituição, não somente para sair da “rotina” da sala de aula, mas também para usufruir de outros espaços públicos que proporcionam debater problemas que estão presentes em nossa sociedade e como a educação, seja ela formal ou não formal, pode contribuir para enfrentarmos os diversos problemas existentes. Vale ressaltar, que a disciplina ora citada tem proporcionado aos(as) discentes compreenderem que a dimensão do trabalho pedagógico está para além dos ambientes escolares, estando presentes desde movimentos sociais a instituições oficiais outras, sejam públicas ou privadas.

A turma da sétima fase do referido curso, tem sido levada ao longo do semestre a discutir e aprender, num processo recíproco de ensino-aprendizagem, a importância da sua profissão e do seu papel na sociedade em diversos espaços. Para tanto, ao realizar essa atividade/aula no Museu Vale do Arinos, foi proporcionado aos(as) discentes, além da discussão dos textos indicados previamente, uma vivência in loco (em ambientes não escolares) de como o(a) profissional em pedagogia pode atuar. No caso específico do museu pode-se citar que o mesmo proporciona uma Educação Não Formal. Logo, refletindo acerca do papel que o Museu do Vale do Arinos tem, não somente para a UNEMAT, mas também para o município de Juara e todo o estado de Mato Grosso, tal Educação vem fundamentando seus princípios, proporcionando assim, debater a Educação Patrimonial, a Educação Museal e a Educação Popular, conforme está definido no Educativo do referido museu.

Diante disto, quero deixar registrado que a atividade/aula proporcionou aos(as) futuros(as) pedagogos(as) momentos de aprendizados e questionamentos sobre o papel deste(a) profissional nos mais diversos ambientes, sejam eles formais ou não formais. Além disto, é importante ressaltar a satisfação dos(as) discentes em usufruir deste espaço e terem tido uma atividade/aula “diferente” das convencionais, bem como a oportunidade de visitar o museu pela primeira vez, como apontou a aluna Camila Volpato. Outros(as) discentes que estavam presentes foram: Deborah Alves, Esthefany Acioli, Irene Claudia, Jeverson Pereira, Letícia de Oliveira e Silaine Ferreira.

Por fim, deixo aqui nossos agradecimentos a toda equipe gestora do Museu Vale do Arinos, na pessoa do Diretor Professor Mestre Saulo Augusto de Moraes, que não mediu esforços para que a atividade/aula fosse realizada. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!