Unemat abre inscrições para 160 bolsas em Extensão Universitária
Nas modalidades Graduando e Profissional, bolsas contemplam acadêmicos e comunidade externa com nível superior
Por Nataniel Zanferrari
22/08/2025

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu dois editais destinados a projetos de extensão que pleiteiam bolsas para alunos com matrícula regular em cursos de graduação da Unemat e para membros da comunidade externa. As 160 bolsas de iniciação em extensão universitária são destinadas aos projetos institucionalizados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unemat que atendam às áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. A Proec também lança a Bolsa Cultura na Modalidade Musicista.
Os projetos de extensão deverão ser propostos pelos seus respectivos coordenadores docentes efetivos ou técnicos efetivos com nível superior. No caso dos coordenadores docentes contratados ou cedidos, é exigida a ação extensionista voluntária e que a vigência do contrato ou cedência compreenda o período de concessão da bolsa. O período de vigência também é exigido dos projetos de extensão, que precisam estar institucionalizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) para concorrer às vagas.
O coordenador do projeto de extensão deve encaminhar o projeto institucionalizado, a portaria do projeto e o formulário proponente exclusivamente por e-mail para bolsaextensao@unemat.br até o dia 12 de setembro.
Na modalidade Graduando, são ofertadas 146 bolsas no valor de 700 reais mensais e na modalidade Profissional são oferecidas 14 bolsas no valor de 1.925 reais mensais. Aos candidatos da comunidade externa, do bolsista Profissional é exigido diploma de nível superior com formação na área de desenvolvimento das atividades previstas nos projetos ou com notório saber certificado por instituição reconhecida. Professores e técnicos da Unemat são impedidos de participar como bolsistas. Os bolsistas selecionados pelos projetos prestarão 20 horas de atividades semanais de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2026.
No dia 20 de outubro será divulgado o resultado final das propostas como Aprovada, para as que obtiverem a maior pontuação final conforme o número de vagas, e Classificada, para aquelas que contemplarem os critérios de seleção além do número de vagas disponíveis. As propostas classificadas formarão cadastro de reserva para convocações, caso ocorram vagas ociosas, durante o período de vigência das bolsas.
Já os bolsistas serão indicados e selecionados pelos coordenadores dos projetos de extensão, aprovados juntamente com a banca avaliadora. Não podem concorrer às bolsas candidatos que tenham grau de parentesco de primeiro grau com o coordenador do projeto, membros da equipe do projeto ou com quaisquer membros da banca avaliadora.
É vedado o acúmulo da Bolsa de Iniciação em Extensão Universitária com outra bolsa da Unemat que tenha origem de Recurso Ordinário do Tesouro do Estado (Fonte 100).
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Reitores da Amazônia entregam carta ao presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas
- Vestibular da Unemat oferece 2.350 vagas para início em 2026
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Unemat concede grau a 235 formandos em Barra do Bugres, Juara e Tangará da Serra
- Matrícula dos aprovados no SiSU/Unemat deve ser feita até dia 7
- Docentes da Unemat participam do 47º Encontro da Anpad
- Comissão entrega Política Institucional de Combate e Prevenção contra Assédio Moral e Sexual
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro